Pauta Informação e música em harmonia

Dona Iracema lança ‘Canto Velório’ em homenagem às vidas perdidas na pandemia

Dona Iracema lança ‘Canto Velório’ em homenagem às vidas perdidas na pandemia (Foto: Fernanda Meira)

Dona Iracema lança ‘Canto Velório’ em homenagem às vidas perdidas na pandemia (Foto: Fernanda Meira)

Single e clipe trazem mensagem triste e necessária sobre o momento que vivemos

Postado em 11/06/2021 por

A banda baiana Dona Iracema lançou o single e clipe de ‘Canto Velório’, pelos selos Orangeira Music e Ruffo. A música, que fala do delicado e difícil momento de dar adeus às pessoas queridas, funciona também como um ensaio sobre a morte em tempos de pandemia. O single está disponível em todas plataformas de streaming.

‘Canto Velório’ é a última parte, o último capítulo, a última canção do próximo disco, ‘Velório’, escolhida como primeiro single para apresentar a ideia central do disco de uma maneira sutil e, ao mesmo tempo, arrebatadora.

A Dona Iracema é uma banda que preza, sobretudo, pela sinceridade em suas obras. Em ‘Canto Velório’, não se contiveram em abaixar as distorções, deitar as baquetas e abrir o peito para falar de um assunto tão sensível. Aqui, o despojado e enérgico caatincore da Dona Iracema (mistura única da banda, que mistura hardcore e rock/metal com baião, forró e axé) dá lugar à cantos e melodistas intimistas, às vezes um literal canto de velório.

A música tem participação de André T, Sammliz, Rejane Ayres e Enzo Camurça (Camurça).

A banda, com base na cidade de Vitória da Conquista, fala sobre a concepção de ‘Canto Velório’ e do disco, ‘Velório’, em meio a um turbilhão de emoções. “Quando nos reunimos para começar a construir o disco, não imaginávamos que passaríamos por tudo isso, e todos sentimentos que nos assolariam nesse período, nesse sentido, transformamos todo nosso luto, toda a nossa saudade, todo nosso medo, em uma homenagem à todas as vítimas que não puderam ter seu último adeus, sem uma despedida digna, sem o seu velório”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Quer ouvir as novidades nacionais em uma só playlist? Só chegar!